RETIRO DE PLAY-FIGHT
23 - 31 OUTUBRO 2021 / BAHIA, BRASIL

INFINITUDE
ALENTO
NATUREZA
CONEXÃO
MAGIA
ESTILO DE VIDA
Left
Right
Sobre
O retiro é ideal para quem está buscando refúgio na natureza, para os que estão sentindo a necessidade de romper com uma rotina da vida urbana sufocante e limitante. A prática do Play-Fight estimula o processos de transformações pessoais, uma via de autoconhecimento e de auto-regeneração.
PROGRAMA
O cerne do Retiro é a prática de Play-Fight, porém ela estará amparada e será alimentada por outras práticas complementares e auxiliares. Ao longo de nossa caminhada teremos a vivência Pulmonautas de respiração meditativa e funcional e Pesquisa de Movimento para expandir e melhor fundamentar o processo. Em algumas ocasiões teremos atividades noturnas, colocando assim em prática os ensinamentos adquiridos durante os treinamentos diurnos. Teremos também um dia de folga no meio do processo para permitir que a informação possa ser assimilada e integrada num ritmo favorável. Será um dia também onde cada um estará livre para explorar e extrapolar os encantos de Algodões à sua maneira.
CUIDADOS NA PANDEMIA

A grande vantagem do retiro nesses momentos desafiadores durante a pandemia é que todas nossas vivências serão praticadas ao ar livre, o que favorece enormemente a redução de eventuais contaminações. No entanto, como a prática envolve um certo grau de interação física em duplas, todos participantes terão que apresentar um teste PCR negativo antes de viajar para a Península. Para os que ainda assim ficassem inseguros com uma possível interação física, a solução para esses participantes seria vir acompanhados de seus parceiros de práticas, já com intimidade e liberdade de contato físico. Assim seria possível para os parceiros manterem e regularem a distância física do restante do grupo, se necessário.
O evento será realizado do dia 23 - 31 de Outubro na Praia de Algodões, na Península de Maraú, um lugar de pura magia e beleza estonteante.
Por causa da pandemia teremos que limitar o número de participantes
PRÁTICA DO PLAY-FIGHT COM BRUNO CAVERNA
O Play-Fight extrapola as fronteiras de uma mera atividade corporal. Antes de tudo, o Play-Fight é uma prática holística que harmoniza a relação corpo-mente-espírito, tece movimento com alento, cultiva criatividade e espontaneidade, resgata o estado de fluxo como nosso legado evolutivo, sempre se debruçando nos processos de autoconhecimento.

A prática do Play-Fight tem um vasto fundamento por agregar um arsenal de elementos e ferramentas de mais de 30 anos de estudos, conhecimentos e pesquisas robustas em diversas disciplinas corporais, artísticas e abordagens somáticas. Em sua criação o Play-fight honra as influências derivadas desde da capoeira, passando pelo contato-improvisação, as artes marciais russas ancestrais e até as práticas aquáticas como o Watsu e o trabalho de apneia e respiração. No prisma filosófico espiritual a prática se inspira nas tradições do taoísmo, do zen e da não-dualidade.

Na arena do Play-Fight, a interação física entre os praticantes exibe um teor híbrido entre cooperação e confronto com o propósito de amigavelmente e mutuamente expor os bloqueios corporais. Na dinâmica do "jogo-luta" desenvolvemos a habilidade e sensibilidade de navegar no território interno um do outro, fazendo uma leitura das resistências ofuscadas e tensões corporais excessivas que tendem a se acumular e cristalizar ao longo da vida. A prática oferece uma oportunidade aos participantes de vivenciarem simulações confrontantes moduladas para que, cada um, dentro de seus limites, venha a se conhecer perante a uma urgência inescapável ao lidar com o imediatismo em situações adversas. Sair da zona de conforto tem o potencial de invocar um processo evolutivo saudável, o instinto de sobrevivência, as trepidações que estimulam a vital capacidade de adaptação.

Play-Fight é um baile com o lado mais misterioso da vida, o inefável. Ao nos lançarmos no abismo do desconhecido, nos tornamos mais conscientes de nossos pontos cegos, dos medos mascarados e suprimidos. Temos sempre a possibilidade de nos conhecer em nossas fragilidades e transformar reciclar vulnerabilidade em potência, de dilatar gradualmente a tolerância ao desconforto físico, psicológico e emocional. É jorrando luz em nossos lados mais inconscientes e visitando nossas limitações internas que temos a oportunidade de dissolver todas as sortes de disfuncionalidades. Embarcar na jornada do Play-Fight é também um convite a dissolver as perspectivas de vida engessadas e o apego de identidades fabricadas e adquiridas que entregam um falso sentido de segurança no plano existencial. Ao final, Play-Fight valoriza a simplicidade do "não-saber" como uma fonte de sabedoria, uma liberação no estado de ser, sempre almejando uma mente fluida, desimpedida e resiliente que não se opõe a nada e nada pode se opor a ela.
PULMONAUTAS COM BRUNO CAVERNA
RESPIRACAO FUNCIONAL E MEDITATIVA

A respiração é não somente a função fisiológica mais vital, aquela que anima o corpo, mas também um portal para o auto-conhecimento permitindo explorações profundas do ser em seus mistérios mais íntimos.

Em tempos atuais, devastados por uma pandemia que ataca e compromete justamente a função pulmonar saudável, uma noção básica sobre a bioquímica, a fisiologia e a biomecânica respiratória se torna um conhecimento imprescindível no exercício do empoderamento pessoal e coletivo. Na expansão dos horizontes respiratórios aprendemos a navegar através dessa tormenta global com um espírito de confiança e responsabilidade mais presente e aguçado.

✦ Conteúdo do programa:

Teoria
~ O papel do gás carbônico na oxigenação do órgãos internos (Efeito Bohr)
~ Metodo Buteyko
~ Regulação do sistema nervoso autônomo através do controle respiratório
~ Benefícios dos exercícios de apnea
~ Respiração como um instrumento no alivio de estresse e ansiedade
~ Importância da respiração nasal e sua influência na qualidade do sono

Prática
~ Teste do nível de oxigenação corporal
~ Exercício para descongestionamento nasal
~ Aumento da tolerância ao acúmulo de CO2 no organismo
~ Respiração funcional diafragmática
~ Exercícios de apneia estática e dinâmica
~ Optimização da frequência respiratória
~ Prática da respiração meditativa na atenção plena
BRUNO CAVERNA
EQUIPE
MARINA SEKACHEVA
Fundador do Formless Arts e criador da práticas de Play-Fight e Liquid Body
Bruno Caverna é fundador do Formless Arts, uma plataforma multidisciplinar de cunho educativo e cultural, e é criador das práticas Play-Fight e Liquid-Body que abordam a relação corpo-mente sob uma perspectiva inovadora.

Desde 1987 Caverna vem integrando em sua trajetória de vida, pessoal e profissional, conhecimento de várias disciplinas começando com a Capoeira, passando pela Acrobacia, Dança Contemporânea, Contato-improvisação, Chi-Kung, Artes Marciais Russas e Apneia.

Nesses últimos 20 anos de vida de um constante devir , Bruno estabeleceu sua base em partes do mundo: Amsterdã, Oslo, Berlim, Atenas, Zurich, Bruxelas, Moscou e São Petersburgo. Bruno foi convidado para dar oficinas em escolas, festivais e reconhecidas companhias de dança em mais de 35 países se comunicando em 6 línguas.
Bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea. Integrante do equipe do Formless Arts e instrutora de Play-Fight.
Marina Sekacheva (Rússia) Marina é bailarina, coreógrafa e professora de Dança Contemporânea e integra a equipe de criação do "Formless Arts". Desde 1999 até atualmente, Marina tem explorado o corpo e mente através do processo prático de diversas linguagens de movimento e expressões artísticas. Ela estudou diversos estilos de dança como a dança contemporânea, ballet clássico, ginástica acrobática, dança jazz, dança folclórica, yoga, sapateado, dança de rua (house, hip-hop, waacking, vogue), Play-Fight Practice, Systema Russo, Liquid Body Practice, e mais recentemente a apneia. Desde 2013, ela vem aprofundando os estudos de dança contemporânea participantes de festivais e workshops com professores da Bélgica, Israel, Rússia, México, América, Índia, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Itália, França, Venezuela, Noruega, Eslováquia. Ela se formou na "Herzen Russian State Pedagogical University" no Instituto de Música, Teatro e Coreografia de São Petersburg onde trabalhou e desenvolveu suas habilidades profissionais como coreógrafa e performer. Desde 2016 Marina está imersa nas práticas de Play-Fight Practice e Liquid Body. Desde então Marina começou. Após concluída sua formação acadêmica Marina foi estudar fora da Rússia expandindo os horizontes no cenário internacional, o que tem influenciado dramaticamente sua percepção do corpo e a percepção de si mesma. Marina também trabalha como web-designer, fotógrafa, média social e com videografia.
Bruno Caverna - fundador do Formless Arts e criador da práticas de Play-Fight e Liquid Body.
Bruno Caverna é fundador do Formless Arts, uma plataforma multidisciplinar de cunho educativo e cultural, e é criador das práticas Play-Fight e Liquid-Body que abordam a relação corpo-mente sob uma perspectiva inovadora.

Desde 1987 Caverna vem integrando em sua trajetória de vida, pessoal e profissional, conhecimento de várias disciplinas começando com a Capoeira, passando pela Acrobacia, Dança Contemporânea, Contato-improvisação, Chi-Kung, Artes Marciais Russas e Apneia. Ainda jovem Bruno começou a lecionar capoeira em 1995 como em parceria com Luiz Lopez um projeto social no hospital psiquiátrico Philippe Pinel no Rio de Janeiro. O projeto altamente desafiador induziu Bruno e Luiz a um processo de desconstrução dos métodos pedagógicos de capoeira mais convencionais na época, na urgência de integrar e comunicar, através de alguma linguagem corporal, com um público mentalmente comprometido. Dessa urgência de extrapolar a normalidade nasce o seu caráter autodidático e a realização que sua trajetória de vida seria incomum.

Após tentativas fracassadas de seguir uma caminho acadêmica, Bruno abandonou 3 cursos universitários para se dedicar ao seu propósito mais elevado. Em 2000 Caverna decide seguir um chamado interior e larga todos seus compromissos para explorar o mundo num estilo nomádico. No desdobrar de cada nova experiência e oportunidade só depois de 20 anos, devido à crise da pandemia, que Bruno regressa à sua terra natal com sua parceira Marina Sekacheva com quem vem colaborando desde 2015.

Nesses últimos 20 anos de vida de um constante devir , Bruno estabeleceu sua base em partes do mundo: Amsterdã, Oslo, Berlim, Atenas, Zurich, Bruxelas, Moscou e São Petersburgo. Bruno foi convidado para dar oficinas em escolas, festivais e reconhecidas companhias de dança em mais de 35 países se comunicando em 6 línguas. Como professor Bruno deu aulas para o Impulstanz Festival, Ultima Vez-Wim Vandekeybus, Deltebre Festival, Kalamata International Dance Festival; Codarts Rotterdam, Escola de Circo de Chalons en Champagne na França, só para mencionar alguns. Também participou de projetos sociais como na penitenciária de Oslo, em campo de Refugiados da Noruega, em clínica psiquiátrica para jovens e com pessoas com deficiências físicas na Bélgica; e numa escola de imigrantes em Haia. Como coreógrafo foi convidado para fazer uma pesquisa coreográfica para o Ballet Nacional da Noruega; coreografou para o MDTist - Opera de Istambul e para o conservatório de dança de Oslo, e foi coreógrafo convidado da companhia de dança contemporânea para público infantil De Stilte. Bruno foi também residente artístico na Universidade de Stavanger na Noruega em 2012.

Ainda em 2012 Bruno cria práticas do Play-Fight e Liquid-Body e em 2016 muda o foco de sua perspectiva profissional ao fundar o Formless Arts. Desde então Bruno vem organizando seus próprios eventos, ministrando cursos de formação sob a filosofia do Formless Arts que atualmente conta com uma equipe de 10 pessoas baseadas em 6 países. Bruno treina assiduamente Systema, uma arte marcial russa, com seu mestre Alexander Solovev. O encontro com Mr. Solovev tem sido revolucionário no aprofundamento das artes internas e sutis. Bruno também é terapeuta de Watsu e praticante de apneia (mergulho livre). Ultimamente Bruno vem se dedicando ao universo respiratório se tornando instrutor dos métodos de respiração Buteyko e do Oxygen Advantage, o passo decisivo para o mais novo capítulo: Pulmonautas.
Hospedagem e destino
O Retiro conta com a infraestrutura da Casa del Mar que estará provendo tanto a logística de hospedagem e alimentação, quanto a disponibilização do salão de práticas.

As acomodações são extremamente privilegiadas por estarem situadas de frente a parte mais bonita e virgem da Praia de Algodões. As opções de acomodação que estaremos oferecendo são: quartos triplos, duplos; individuais.

O Retiro inclui
  • 6 dias de atividades pelas manhãs e pelas tardes
  • Programação noturna (opcional)
  • Jantar no dia de chegada
  • 3 refeições durantes os dias de atividades
  • Café da manhã do dia livre e na dia de partida
O que não está incluído
  • Transfer aeroporto - Algodões
  • Passagens aéreas
  • Vivências e programas fora do cronograma do retiro
Como chegar?
A Casa del Mar está situada na Praia de Algodões na Península de Maraú.

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus.
De Iá você precisa agendar um transfer até Algodões.
Nós podemos facilitar a comunicação com os serviços de transfer

De carro
O acesso para a península é uma estrada de terra bastante esburacada.
Entre em contato conosco para receber as dicas mais adequadas de acordo de que parte do Brasil que estariam viajando.
Investimento
Vagas limitadas - garanta a sua
ACOMODAÇÃO TRIPLA
2900 reais - até 09/09
3300 reais - após 09/09
ACOMODAÇÃO DUPLA
3100 reais - até 09/09
3500 reais - após 09/09
ACOMODAÇÃO INDIVIDUAL
3300 reais - até 09/09
3700 reais - após 09/09
Camping - refeições não inclusas
1850 reais - até 09/09
2050 reais - depois 09/09
Podemos facilitar o parcelamento dos pagamentos em até 3 vezes
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome e sobrenome
Nacionalidade
Idade
Qual é sua experiência em práticas corporais?
Qual é a sua motivação para participar do Retiro de Play-Fight?
Já conhecia a prática anteriormente?Como ficou sabendo sobre o evento?
Email
Celular
Close
Write to us
WhatsApp
CONTATE-NOS
Email: formlessartsonline@gmail.com